Seguem algumas orientações gerais que foram repassadas aos profissionais da educação:
• Explore o acervo da caixa, junto às crianças, manuseando os exemplares disponíveis.
• Liste em um cartaz todos os livros do acervo.
• Leia em voz alta para eles todos os dias.
• Comente sobre os autores conhecidos.
• Destaque os nomes das obras e incentive-os a antecipar seu conteúdo.
• Comente sobre as capas e ilustrações e incentive-os a fazer o mesmo.
• Explore o índice dos livros para localizar informações precisas e dê dicas de como fazê-lo.
• Destaque e sinalize onde se encontram aspectos pouco conhecidos ou explorados
dos livros: dedicatórias, edição do livro, biografias dos autores e ilustradores, textos de orelha e contracapa.
• Com o tempo, busque uma forma de classificá-los segundo a variedade textual existente: poemas, contos, informativos e outros...
• Organize regras para um sistema de empréstimos. Uma visita à sala de leitura da escola ou a uma biblioteca e uma entrevista com quem organiza os livros pode ser útil.
• Incentive os alunos quanto à leitura autônoma e convide-os, sempre que possível, a compartilhar suas impressões.
• Deixe-os à vontade em suas escolhas e interpretações.
• Procure estabelecer uma rotina quanto ao uso dos livros: pode ser, por exemplo, todos os dias depois de uma determinada atividade.