Pesquisa de Investigação Didática
Realizado pelo aluno-pesquisador e, sob o acompanhamento do professor-orientador da instituição de ensino superior (IES), o projeto de pesquisa é uma modalidade de investigação didática, realizada nas classes de 2°s anos, convertida em registro escrito, com o obejtivo de apresentar à escola e à IES, um estudo temático de alguns aspectos da alfabetização:
Todos os apontamentos do aluno-pesquisador, sob a intervenção/inferência do professor-orientador, são compilados em Relatório Pedagógico e, periodicamente, encaminhado à FDE para análise.
Pretende-se que, ao término do projeto de pesquisa, a escola recebe uma cópia desta produção, o que será uma oportunidade para estudo e reflexão da pesquisa didática.
A educadora argentina Prof° Dr° Delia Lerner, eleita como consultora da iniciativa por conhecer estreitamente a experiência em outros países, acompanha e orienta a equipe de Gestão do Ler Escrever/Bolsa Alfabetização e os professores-orientadores das instituições de ensino superior, que, diretamente estão envolvidos na coordenação dos projetos de pesquisa.
Ela ja esteve no Brasil duas vezes e, em breve, retornará para dar prosseguimento à consultoria.